Aikido Para Crianças No Espectro Do Autismo

Lisa tem procurado a atividade certa para seu filho autista. Primeiro, ele tentou o futebol, mas isso era muito exagerado. Então ele tentou aulas de arte, mas isso não era estrutura suficiente. Então ela descobriu sobre o Aikido; ela decidiu experimentá-lo e descobriu que era uma atividade perfeita! 

É por isso que o Aikido é uma ótima atividade para crianças no espectro do autismo!

Esportes organizados podem ser desafiadores para crianças com autismo, mas isso não significa que eles devam se afastar deles. Como pai ou mãe, é importante ajudar o seu filho a escolher esportes que eles provavelmente gostarão e se destacarão, e é aí que entra o Aikido. O Aikido oferece uma oportunidade única para crianças no espectro do autismo. O Aikido envolve trabalho estruturado com um único parceiro. O Aikido também combina os elementos de previsibilidade e estrutura com os desafios da interação física com outras pessoas. Para muitas crianças com autismo, as artes marciais são uma ótima maneira de construir habilidades físicas e aumentar sua auto-estima.

“ Como os alunos trabalham cooperativamente, não há ‘vencedores’ nem ‘perdedores’. O Aikido enfatiza princípios que permitem aos estudantes conquistar situações difíceis e crescentes, com calma, coragem e integridade, levando à resolução pacífica de conflitos. “

– Martha Levenson

As crianças no espectro do autismo se vêem como indivíduos, colocando a criança em uma situação em que ela lida apenas com um parceiro, aumentando as chances de sucesso. A atenção da criança está focada apenas em uma tarefa.

Aqui estão várias maneiras pelas quais o Aikido e o Autismo podem ter um relacionamento positivo para as crianças e suas famílias.

Coordenação motora. Muitas crianças com espectro autista podem ter um déficit na coordenação motora. Crianças autistas podem ter problemas para pegar e jogar uma bola e seguir instruções relacionadas ao movimento. Como o Aikido desenvolve a integração do corpo inteiro, a coordenação olho-mão não é um problema.

Interação social. Há interação entre o professor e o aluno, bem como muita interação com outros colegas. Muitos exercícios e atividades exigem um parceiro e / ou cooperação com outros alunos.

Fisica. O espectro do autismo contém muitos comportamentos repetitivos, assim como o Aikido. Muitas técnicas devem ser realizadas muitas e muitas vezes, a fim de alcançar a fluência e o domínio. Estereotipia é a medida da frequência com que alguém no espectro do autismo exibe movimentos repetitivos, o que pode ser um prejuízo para eles. Um estudo da Universidade de Isfahan mostrou que os alunos que aprenderam karatê kata, ou padrões, que exigem uma grande quantidade de repetição, exibem uma grande e significativa redução na estereotipia após um mês de treinamento.

Com a cooperação de instrutores e pais de aikido, praticar aikido oferece uma excelente oportunidade para as crianças no processo de autismo abordarem questões desafiadoras. Ao escolher a prática do aikido, as crianças autistas podem encontrar maneiras criativas de desenvolver habilidades sociais e integrar a informação sensorial, enquanto se tornam bem sucedidas na atividade física.

O aikido é o ajuste certo para o seu filho com espectro autista? Tente uma aula grátis para descobrir! Estamos ansiosos para conhecer você e seus filhos.

controle de ansiedade

trabalhamos todas nossas aulas

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS!

QUALIDADE DE VIDA E MENTE CALMA