Morihei Ueshiba observou: “A única maneira de realmente explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado.”
Um triângulo com a parte superior para cima representa o fogo, enquanto o outro com a parte superior para baixo representa a água. Os 3 lados do triângulo representam diferentes trindades: céu, terra e humanidade; mente, corpo e espírito; o passado, o presente e o futuro, etc. Um triângulo representa o tamanho da circulação do ki.
O círculo é o emblema universal do infinito, da perfeição e da eternidade. A natureza se expressa em círculos, circuitos e espirais. o círculo pode representar o zero, o vazio que preenche todas as coisas. Representa a dimensão líquida.
O quadrado é estável, ordenado e material. É a base do mundo físico, composto de terra, água, fogo e ar. O quadrado representa o tamanho sólido.
O triângulo representa a geração e iniciação de energia; é a postura física mais estável.
O círculo simboliza unificação, serenidade e perfeição; é a fonte de técnicas ilimitadas. O quadrado é forma e solidez, a base do controle.

Símbolo recorrente no aikido é a combinação dessas três figuras geométricas: o triângulo, o círculo e o quadrado. Estas figuras podem ser explicadas em várias formas. Uma delas seria a representação de como o aikido deve ser praticado. 

O triângulo representa a posição básica do aikido, o “kamae”, onde a posição do pé e o ângulo do corpo sugerem a forma de um triângulo. E ainda, o triângulo demonstra como deve ser a entrada do ataque – com um passo adiante, se posicionando ao lado do atacante. Não se deve mover contra o ataque, mas ao lado (harmonizando o ataque).

O círculo demonstra como as técnicas do aikido devem ser executadas. Em curvas ao redor do atacante e cêntrico ao aikidoista. Como o-sensei dizia, todo círculo tem um centro, e o círculo representa os movimentos do aikido e o corpo deve estar no centro de todos os movimentos. Talvez a elipse seja um símbolo mais adequado. Ela contém curvas mais extensas que o círculo, como os movimentos do aikido …e a elipse contém dois pontos focais, dois centros – o do nage e do uke.

O quadrado representa a determinação e o controle, como ocorre nos movimentos em giro ou nos arremessos que direcionam o atacante a locais que o próprio não gostaria de ir.
O quadrado é a estabilidade/firmeza que se consegue através do foco no próprio centro (tanden).
Também é com o princípio do quadrado que se consegue estabelecer contato com o parceiro. Ambos o triângulo e o
círculo possuem natureza evasiva, mas o quadrado representa o contato entre nage e uke. Sem o quadrado, aikido seria
como um sopro de ar, uma névoa que não poderia receber nenhum ataque, mas também não teria consistência suficiente para desenvolver técnicas.

Unidade
Morihei Ueshiba referia-se aos três símbolos unidos, como se desenhasse cada um dentro do outro: iniciando pelo triângulo dentro do círculo, e ambos dentro do quadrado. Esta unidade é essencial para refletir os três aspectos simultaneamente nas técnicas do aikido, em cooperação e em equilíbrio. Se você se concentrar demasiadamente no triângulo …… e negligenciar os outros dois, seu aikido será efetivo, mas frágil. Se você focar no círculo, seu aikido será envolvente, mas não decisivo. Se o foco for no quadrado, seu aikido será vigoroso, mas difícil de se realizar. Não é apenas no aikido que as três formas geométricas são símbolos importantes e representativos.
No (budismo) zen, taoísmo e várias outras doutrinas, por exemplo, o círculo geralmente representa a totalidade ou o vazio. O quadrado simboliza as coisas, como os tijolos de uma parede. O triângulo representa os princípios divinos, como a trindade do cristianismo (pai, filho e espírito santo).

ENCONTRE AQUI:

ESTACIONAMENTO, SEGURANÇA

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS!

FOCO, MENTE CALMA, EQUILÍBRIO