Está na moda difamar algumas artes marciais, entre elas, o aikido. Eu respondo com outra questão; se não funciona, porque várias tropas de elite ao redor do mundo, buscam o aikido como elemento de controle e imobilização? Além de funcional, serve para uso contra vários atacantes também.

Não tem competição?

Não tem, porque se houvesse, alguém sairia bastante machucado e com graves lesões. Nossa arte surgiu de movimentos que eram usados para destruir, cegar, aleijar e matar o adversário, oriundos de artes usadas para se matar e destruir os invasores ou rivais.

Porque não está no MMA?

Justamente, porque buscamos harmonizar o ataque sem destruir o atacante. Trabalhamos para ficar calmos o suficiente para não destruir ou causar danos severos no outro, usando técnicas aliadas a aptidão adquirida. Se jogamos alguém que não sabe cair corretamente, não teve treinamento para isso, podemos causar lesões. Também porque há regras no MMA e usamos algumas torções que não são autorizadas, justamente pelo risco oferecido.

Já viu filmes de samurai? A idéia num combate de vida ou morte, era sem dúvida, terminar o mais rápido possível. Nossos movimentos vem da luta de espada ( bokken ), bastão( jo ) e mãos livres ( aikijujutsu ). 

Quando nossa arte foi criada, os movimentos eram bastante incisivos, visando neutralizar o atacante. Ainda é assim hoje, principalmente nos katas dos exames.

Treinamos não só a derrubar, mas também a cair, fazer rolamentos em segurança. Muitas rotações e giros, para manter o equilíbrio e mudar a estratégia quando necessário.  O aluno avança aos poucos, dentro do que o corpo dele permite. Nem sempre usamos chaves e torções, muitas vezes usamos nosso corpo para neutralizar o ataque. Às vezes com um mínimo de contato com o corpo do parceiro, e ainda assim eficaz o suficiente para derrubar ou arremessar.

Durante os treinos, trabalhamos colocando nosso corpo em posição segura, geralmente com um ATEMI ( soco ) em algum momento, saindo da linha de ataque e trazendo desequilíbrio ao atacante, e assim executar o arremesso ou imobilização. Durante esses movimentos, vamos acostumando a “ler” o corpo do parceiro e assim perceber os caminhos mais fáceis para nossa segurança e execução da técnica.

Voltando a principal pergunta, funciona em vários aspectos, sejam como defesa pessoal, como exercícios para o corpo e mente, como técnica para acalmar a mente, controlar a respiração, alongamentos, percepção e controle fino do nosso corpo, estratégia e outros mais.

Existe um sistema para educar o corpo e mente na execução dos katas, aonde quanto mais se avança treinando, mais eficaz se torna a técnica, inclusive com uso de menos força aplicada.

Como em qualquer área da vida aonde colocamos nosso foco, o aikido cresce junto com a pessoa, naquilo que ela se permite aprender. Em nenhuma arte marcial há solução mágica, existe treino e dedicação.

Existem Dojos e Senseis, com estilos de treino, mais pesado, mais leve, mais força, menos força, todos são aikido. O que muda, depende do que as pessoas buscam dentro de si e encontram, seja num dojo de aikido ou de outra arte marcial.

Todos praticantes, de qualquer arte marcial, aprendem para nunca precisar usar, salvo se for em competição ou em situações de risco.

Vivemos numa sociedade e existem regras, não podemos sair batendo em todos, nem resolvendo no tapa nossas diferenças. Já pensou se fosse assim, e no trabalho então? Justamente por isso, treinamos para nunca precisar fazer uso. Da maioria das pessoas, colegas de treino ou não, que conheço e que usaram em situação real, a grande maioria usou sem perceber, foi automático, pois corpo e mente estavam preparados.

Percebo o uso dos fundamentos treinados,  mais no meu dia a dia, aonde uso alguns princípios que popularizaram o aikido, de usar a energia ( ataque ) contra o atacante, direcionando a intenção para um resultado harmonioso. Ataques não precisam ser físicos, sofremos o tempo todo ataques verbais, no transito, trabalho, e por ai vamos.

Talvez o que mais incomode, seja o fato de não haver preocupação se é melhor que outra, se funciona mais, domina mais, seja lá o que for. O que importa é o bem que ela proporciona ao praticante, e nesse ponto, você pode encontrar benefícios em todas artes marciais. Depende apenas de onde você se encontra no momento. O ideal é que você se torne uma pessoa melhor por você, sua família e o mundo ao redor.

“A verdadeira vitória é sobre si mesmo!” 

controle de ansiedade

trabalhamos todas nossas aulas

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS!

QUALIDADE DE VIDA E MENTE CALMA