Cada pessoa vem ao Dojo por um motivo; e todas encontram algo além do que esperavam, e avançam todos os treinos. Venha descobrir, é fácil e simples, todos podem praticar e levar uma vida zen.

DEPOIMENTOS DE NOSSOS ALUNOS

Sérgio

Treino aikido a quase um ano, venho evoluindo a cada treino; no início foi um pouco confuso por algumas técnicas terem muitas voltas mas com o tempo se percebe que tudo tem a ver com o equilíbrio. O mais legal que acho é a oportunidade de sentir a experiência do treino com vários níveis de conhecimento e logo se sente o peso da técnica bem empregada.
O treino com jovens também e importante para se perceber que apesar da pouca idade nota-se que o movimento funciona até na mão de quem não tem muita força, resultado da dedicação e esforço desejo os parabéns aos adolescentes de nosso Dojo ⛩.

ADRIANO

A arte do Aikido traz benefícios que vão além de uma simples uma atividade física, me ajudou a encarar os conflitos da vida de uma maneira diferente, tornando-me uma pessoa melhor  no trabalho, no trânsito, e no meu lar. “Harmonia não quer dizer ausência de conflitos, mas sim uma solução de equilíbrio.”

GABRIELA

Pratico Aikido no dojô do Douglas Sensei há quase um ano. Atualmente, sou faixa amarela. O meu primeiro contato com o Aikido foi há cerca de seis anos, mas só agora pude retornar e em um espaço no qual sinto um aprofundando constante no caminho delineado por Morihei Ueshiba. Com a aprendizagem e a prática dos movimentos, me percebo muito mais autoconfiante e serena porque exigem uma postura corporal diferente daquela do dia-a-dia: é preciso que o peito se abra e que todo o corpo se mantenha em uma posição de presença e de atenção consciente ao que o Sensei está ensinando no momento, tanto para que se possa aplicar em seguida quanto para se observar o efeito do movimento no corpo do parceiro de prática, sempre com o cuidado de não causar machucado ou lesão. Essa atenção plena, exercitada nos treinos, me acompanha quando saio do dojô e sinto minha mente mais calma e concentrada. A percepção de conflito e de dualismo se altera também no dojô porque nossos movimentos são esféricos, circulares, e não de oposição entre forças – assim, a sensação sempre incômoda de desarmonia e de separação, na qual vivemos a percepção de um “eu” que combate um “outro” ou de que há um “dentro” e um “fora” de nós mesmos se desfaz pouco a pouco, seguindo um princípio que é igualmente presente no yoga, que pratico em conjunto no VTKS Dojô.

METCHIL

Sempre fui um grande admirador da cultura japonesa e na infância havia praticado judô durante um tempo, algo que mesmo ainda pequeno me trouxe uma grande disciplina. Também sempre fui uma pessoa nervosa, competitiva e um pouco sem paciência, algo que afetava não só outras pessoas, mas principalmente a mim.
Após cerca de 15 anos sem pisar em um tatame ou Dojo, procurava então, uma arte marcial que não estimulasse a violência ou a competição, e que trouxesse junto dela, além de técnicas de defesa pessoal, a filosofia japonesa de treinos e ensinamentos, em sua maior parte carregados de disciplina e grande espiritualidade. Foi assim que encontrei o Aikido.
Porém, só pude conhecê-lo de fato, após comentar com um vizinho (que havia praticado Aikido) o que procurava, e ele me indicou o Dojo do Sensei Douglas, baseado nesses moldes que buscava em uma arte marcial. Foi assim que conheci e tive minha primeira experiência com a Arte.
Hoje, após 3 anos praticando, a impressão que tenho é que o Aikido tornou-se parte da minha vida, não existe separação ou momento certo de usá-lo, pois é aplicável em tudo. É uma ferramenta de auto-aperfeiçoamento, que me mostrou inúmeras formas de lidar com uma mesma situação. Que a força e a resistência não superam o amor e a suavidade, algo evidenciado nas aulas de Ono Sensei e uma busca incessante em nossos treinos. Que iniciamos tudo com gratidão e finalizamos com gratidão. Que tão importante quanto mostrar o seu ponto de vista, é poder observar pelo olhar do outro. Que permitir-se cair serve para pegar impulso para levantar. E principalmente que a verdadeira e mais difícil vitória sempre será sobre si mesmo.
Deixo aqui meus agradecimentos ao Douglas Sensei, pela amizade e cada treino, proporcionando a oportunidade de aprender cada vez mais sobre o Aikido, e aos amigos do VTKS Dojo que tornam o caminho do aprendizado muito mais rico e leve, possibilitado pela Harmonia em nossas buscas.

Nathalia

Além de um ótimo exercício, as aulas de Aikido aprimoram nosso auto-controle, nossa mente e nossa espiritualidade***. Aprendemos a conhecer nossos parceiros e seus pontos fortes e fracos, sem violência, em aulas que combinam técnicas de defesa pessoal com exercícios de equilíbrio e respiração.

 

***Nota do Sensei: Trabalhamos com os mais altos conceitos presentes em várias religiões, como: Respeito a vida e ao próximo, compaixão, gratidão e serenidade, permitindo que nos aproximemos do Divino idealizado por cada um, independente da religião. 

MARINA

Já havia me interessado por artes marciais antes do Aikido, minhas expectativas estavam em emagrecer, aprender golpes de ataque e técnicas de defesa.
Porém o Aikido me revelou algo muito além disso, e que é muito rico nas artes marciais, mas eu nunca tive a mente aberta o suficiente para perceber, ou talvez não tenha frequentado lugares que pudessem trabalhar ou revelar isso aos alunos, a ENERGIA. No começo, é difícil acreditar, mas ao interagir com alunos mais graduados e ao me permitir ouvir os ensinamentos do Sensei Douglas, ou presenciar na prática o trabalho de energia do Ono Sensei, encontrei no Aikido uma arte marcial que eu levo para minha vida. Em pouco tempo, aprendi a controlar minha respiração, melhorando meu foco, atenção e equilíbrio. Sinto minha base um pouco mais estável e mais bem posicionada e vejo muitos colegas melhorando todos os dias, os treinos são voltados para o auto aperfeiçoamento e não para o ataque. Independente da força, da estatura ou das condições físicas dos meus colegas, todos ali estão em luta constante… contra suas próprias fraquezas. O treino gira em torno de saber usar seu próprio corpo, conduzindo seu colega e sem feri-lo. Do tatame à vida pessoal o Aikido é estratégia de auto-conhecimento e energia pura.

DANILO

Quando procurei o Aikido, o motivador foi a busca de uma atividade física que saísse da monotonia da academia. Porém os benefícios mostraram-se muito maiores. Cito três principais, sendo os dois últimos, benefícios que me trazem reflexões pra vida:
– os desafios motores para execução dos movimentos, que vão sendo menores a cada dia, desenvolvendo coordenação;
– a mente de principiante: a cada execução de um movimento, seja como uke, seja como tori, independentemente da graduação do parceiro, há uma oportunidade de aprendizado que deve ser observada;
– a maior vitória é sobre si mesmo: não importa como virá o ataque, tenho que controlar minha reação, preocupar-me com os meus movimentos e terei o melhor resultado.

Aikido e Yoga em Santana Avenida Braz Leme

FÍSICO E MENTAL

Trabalhados e alinhados. Agende seu horário!

CRIANÇAS • JOVENS • ADULTOS