Não estamos competindo com ninguém, a não ser com nós mesmos! Ter uma postura adequada perante o menor conflito da vida, requer mudar; evoluir, crescer, tentar, entender. Nosso pior inimigo somos nós mesmos. Não mudamos ninguém, mas podemos mudar nosso comportamento e forma de pensar.
Não agredir o outro quando se tem a chance é o começo da mudança. Queremos um mundo melhor, mas o que fazemos com as pessoas a nossa volta?
Aikido antes de ser uma Arte Marcial, é vista por muitos praticantes como um caminho de vida e aperfeiçoamento individual.
Sempre é possível melhorar como pessoa, como filhos, maridos, esposas, amigos…
Um passo de cada vez!
Quais são os valores que passamos a nossos filhos e pessoas em geral?
É fácil por a culpa em alguém. Porque não começar a mudança, mudando nossa forma de agir e sendo um bom exemplos a todos.
Em nossos treinos, além de aprender as técnicas, estamos também trabalhando nosso lado psicológico enquanto buscamos repetir os movimentos e educar nosso corpo a realizar essa tarefa.
A tendência é com o tempo, levarmos essa postura de não agressão para o nosso dia a dia. Isto significa, não explodir ao primeiro insulto, não partir para a agressão desmedida contra outra pessoa por motivos banais.