Mude de ideia!
Os melhores Aikidoístas são bons em mudar de ideia. Em japonês, uma forma de dizer “mudar de ideia” é kigakawaru (氣が変わる). Kigakawaru se traduz literalmente como “mudar a energia”. Ser capaz de mudar o ki (氣) ou “energia” é ser capaz de mudar a própria vida. Diz-se que o Aikido é meditação em movimento. O que isso significa é que através da repetitividade do movimento, podemos alcançar um estado mental superior de consciência. Em nossa vida cotidiana normal, nossas mentes estão em um estado beta ou em um estado intensificado de excitação que está associado à concentração e à luta ou fuga. Com a natureza repetitiva do treino de Aikido, somos capazes de mudar as nossas mentes para um estado theta. Theta é o estado de espírito associado ao sono REM, criatividade, comportamento inconsciente, superaprendizagem e mente inconsciente. É o mesmo estado que alcançamos enquanto meditamos sentados e quando os atletas estão “na zona”. Supostamente, pode levar até sete minutos para que nossas mentes mudem de beta para theta. Teoricamente, quanto mais treinamos, mais rápido podemos entrar em theta. É em theta que supostamente podemos obter acesso às nossas mentes inconscientes e fazer mudanças em nossas formas de pensar, personalidades, caráter, etc.
O’Sensei começou todas as aulas com tenkan. O reverendo Kensho Furuya Sensei disse algo no sentido de que tudo o que precisamos aprender no Aikido está incluído na prática do tenkan. Superficialmente, os tenkan nos ensinam coisas como movimento corporal, coordenação e conexão. Em um nível mais profundo, o tenkan também pode nos ensinar conceitos de consciência superior, como paciência, perseverança e compaixão, para citar apenas alguns. É por isso que no meu dojo eu deixo o tenkan durar um pouco mais, possivelmente de 5 a 7 minutos. Faço isso porque o tenkan não está apenas ensinando movimento aos alunos, mas também espero que os alunos possam se acalmar e entrar em um estado mental theta que os ajudará a aprender mais rápido no resto da aula. Uma vez que os alunos percebam ou aprendam como se colocar em um estado mental theta em sala de aula, será mais fácil alcançar o estado theta em suas vidas diárias e eles poderão mudar outros aspectos de sua consciência ou, em outras palavras, mudar de ideia. É aqui que entra em jogo a ideia de que estudar Aikido faz de você uma pessoa melhor.
As técnicas do Aikido são metafóricas. O que isto significa é que as técnicas são as representações físicas de conceitos filosóficos superiores como compaixão, empatia, contenção, etc. Portanto, cada vez que estamos num estado teta e derrubamos uma pessoa e demonstramos contenção e cuidado com o bem-estar do nosso parceiro , estamos praticando, sem saber, para sermos seres humanos mais gentis, empáticos e compassivos. Uma pessoa que estuda Aikido é um buscador. Um buscador é uma pessoa que se esforça para conhecer, mudar e crescer. Quando sabemos quem somos e entendemos nossas tendências, procuramos coisas que precisamos mudar para podermos crescer. A prática do Aikido não se trata apenas de melhorar o movimento físico – trata-se de nos tornarmos seres humanos melhores. Dizia que a mente conduz o corpo e, portanto, tudo o que fazemos decorre de como pensamos. Uma pessoa que estuda Aikido entende isso e é por isso que os melhores Aikidoístas são bons em mudar suas mentes, porque se pudermos mudar nossas mentes, podemos mudar nossas vidas.