Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um mestre de artes marciais japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei (“Grande Professor” ou “Grande Mestre”) por seus praticantes.

 

Biografia

Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer. Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército. Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu, e até então nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu. Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos. 

Mais tarde, Ueshiba é chamado para dar aula de artes marciais para a marinha. Assim, funda o aikido.

 

Na composição de sua arte marcial, o mestre foi buscar a grande maioria do repertório técnico nos ensinamentos de Sokaku Takeda, o estilo Daito-ryu de aiki-jiu-jitsu, que treinou de 1915 a 1937, tendo, inclusive recebida a licença (kyoju dairi) do mestre para ensinar o sistema, em 1922. Tendo também sido agraciado com a espada Kashima Shinden, mestre Ueshiba tornou-se então um representante do Daito-ryu, pelo que excursionou com a Takeda como assistente de ensino e ensinou o sistema aos outros sob o nome de Daito-ryu.

 

Frases de O-Sensei

“O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário;”

 “Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.”

“Se o coração é impuro, estarás cheio de tensão interior, de orgulho, de desordem, de confusão, de mil enfermidades físicas, mentais e emocionais. Jamais poderás compreender o Aiki se seu coração não se purifica. Deves, pois, limpa-lo para ter paz consigo e com o mundo, não sendo inimigo de nada e não vendo nada como seu inimigo.”

“Quem vence alguém é um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.”

ENCONTRE AQUI:

ESTACIONAMENTO, SEGURANÇA

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS!

FOCO, MENTE CALMA, EQUILÍBRIO