criança |  jovem |  adulto

MISOGI, o que é?

O criador do Aikido, Morihei Ueshiba, concluiu que o Aikido é Misogi, purificação do corpo e da mente, uma forma de reformar e transformar o mundo. O Sensei deu este conselho:

O treinamento diário no Aikido permite que sua divindade interior brilhe cada vez mais. Não se preocupe com o certo e o errado dos outros. Mantenha a mente brilhante e clara como o céu sem fim, o oceano mais profundo e a montanha mais alta. Não seja calculista ou aja de forma não natural. Mantenha sua mente no Aikido e não critique outros professores ou tradições. O Aikido nunca restringe, restringe ou algema nada. Abrange tudo e purifica tudo.

Confie no Aiki para ativar seus múltiplos poderes; pacificar todas as coisas e criar um mundo bonito.é 

Os poucos parágrafos e citações a seguir são de “Abundant Peace” de John Stevens – a biografia de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido.

Misogi – purificação ritual. O costume de lavar as impurezas com água fria remonta aos primórdios da consciência japonesa. O contato com a sujeira e a poeira deste mundo imperfeito mancha a natureza primitiva original de cada um; Misogi purifica uma de todas as impurezas acumuladas e restaura a ligação com o ser sagrado.

Existe o Misogi externo – enxaguando o corpo com água fria, e o Misogi interno – limpando os órgãos internos com respirações profundas e regeneradoras.

Depois de executar o Misogi corretamente, você entra em um estado de sumikiri – clareza cristalina do corpo e da mente. Nesta condição, seu coração é tão brilhante e claro como um céu sem nuvens, não contaminado por paixões vis e preocupações mundanas.

“Claro como cristal, afiada e brilhante, minha mente está, sem abertura para o mal empoleirar-se. O sol da manhã brilha, minha mente também é clara e brilhante; da minha janela, deixo-me subir ao mais alto céu, banhado em luz divina.”