Aikido e Terapia

      Nossa arte é uma forte aliada das terapias da mente, e vou expor meu ponto de vista. A prática em nosso Dojo, visa aprimorarmos nossa mente e corpo, trabalhando a respiração e dosando a força empregada, buscando sempre o equilíbrio.

 
      Pessoas muito agressivas e estressadas, no limite, com terapia e nossas aulas, vão trazendo de forma subjetiva, para dentro do tatame, a forma inconsciente com a qual se relacionam com o mundo ao redor. O inverso também é verdade, ou seja, seu subconsciente se mostra na forma como age dentro do tatame, sendo sem perceber que faz força demasiada para ter controle, ou mal consegue segurar um parceiro. Nesses momentos, ao conseguir ir avançando, seja tirando a força e brutalidades, ou, tendo controle do corpo do parceiro, a mente vai adquirindo novas habilidades e conexões neurais, que com o tempo; tempo esse que pode variar de pessoa para pessoa, pois cada um tem o seu, a mudança começa a acontecer de dentro para fora, auxiliando a manter o equilibrio, foco e etc, que estão explicados em outros posts desse site.


      Uma frase que ouço muito, é, terapia é para malucos! Será mesmo? O medo maior é ter contato com aquilo que te incomoda, assim como no tatame, aonde a pessoa busca realizar um movimento conjunto entre mente, corpo e respiração, e ao conseguir, objetivos são consquistados, e assim passamos para os próximos objetivos durante a aula, momento esse, que para cada aluno, tem algo a ser trabalho mental e fisicamente, pois o mental e físico devem trabalhar juntos nesses momentos.
Mas é só isso? Não! Essas pequenas conquistas, irão aos poucos se cimentando nas atitudes fora do Dojo, e quando a pessoa é alertada por alguém: Nossa! você está mudado, o que está fazendo? O aluno então percebe que avançou alguns passos! Passos esses que as vezes, ele mesmo bloqueava inconcientemente na terapia, e que com ajuda da prática em nosso Dojo, mudam alguns comportamentos praticados de forma inconciente diariamente.


      Tudo depende de como a pessoa enxerga aonde se encontra, e aonde quer chegar. Todo esse descritivo, também irá encontrar em outros locais e atividades, desde que alguém que ministra as aulas perceba o que falta, ou está em excesso em cada aluno ali presente.
Existem momentos em que o profissional de saúde da mente, precisa entrar com medicação para ajudar o paciente a sair da crise, e cabe ao paciente entender também que não poderá ficar ali, tomando remédios para sempre, que a mente pode e deve ser controlada em algum momento da vida. Que seja o mais breve possivel, para que possa ter saúde mental e viver bem com o ambiente que o rodeia, seja aonde estiver, que esteja bem e equilibrado.
      

Aikido é terapia? Não! Mas pode ser um forte aliado no controle da ansiedade e equlibrio da mente e atitudes em seu cotidiano.
Gostou? Permita-se praticar uma atividade cujo principio é a PAZ!

Aikido e Yoga em Santana Avenida Braz Leme

FÍSICO E MENTAL

Trabalhados e alinhados. Agende seu horário!

CRIANÇAS • JOVENS • ADULTOS