criança |  jovem |  adulto

Yoga e seus benefícios para saúde, incluem trazer paz e equilíbrio interior. É uma prática que envolve a mente e o corpo, assim alcançando a melhoria da saúde e relaxamento, ajuda a controlar doenças, mas também desempenha um papel importante na obtenção de relaxamento e condicionamento físico.
Quando você sai de uma aula de yoga, sem dúvida se sente melhor da cabeça aos pés. Seus músculos se sentem mais relaxados, você pode sentir-se mais forte e, depois, há a clareza mental que apenas a prática proporciona. Mas o que realmente está acontecendo em seu cérebro quando você entra e sai de algumas das posturas?

“Sabemos que a evidência acumulada mostra que o yoga é boa para o seu corpo, saúde e mente. “O yoga tem sido usado no tratamento de condições de ansiedade, depressão, insônia, distúrbios alimentares e outros ”, diz Jonathan Greenberg, PhD, pesquisador de pós-doutorado no departamento de psiquiatria do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School. Mesmo quando aplicado a grandes populações, como as que estão na prisão, aumenta a sensação de bem-estar e autocontrole dos detentos.

Com todos esses benefícios amplos, você quer saber exatamente como uma simples saudação ao sol ou uma postura da árvore muda seu cérebro? Greenberg observa que uma razão potencial é o grande impacto do yoga na redução do estresse crônico. “Sabemos que o estresse é um terreno muito fértil para muitas doenças físicas e mentais”, diz ele, apontando também que as evidências mostram que o yoga em geral pode ajudar a melhorar o humor e a regulação emocional, ambas associadas a reduções no cortisol. Melhor ainda: os praticantes sentem isso mesmo depois de uma única aula.

Um estudo recente na revista Frontiers in Immunology, que descobriu que os exercícios mente-corpo, como yoga, na verdade diminuem a cascata de inflamações que freqüentemente se acumula no corpo e causam estragos devido ao estresse crônico.

Você também pode capturar essa vibração zen porque o yoga está trabalhando em um plano ainda mais alto para diminuir as tensões do dia, colocá-las em perspectiva e ajudá-lo a lidar melhor no futuro quando coisas não tão boas aparecerem em seu caminho.

YOGA ajuda você a relaxar e ficar em pé.
A respiração profunda e a meditação podem funcionar no que é chamado de eixo HPA (ou eixo hipotálamo-hipófise-adrenal), que controla o sistema nervoso simpático (a resposta de luta ou fuga que mantém o corpo aguçado) bem como o sistema nervoso parassimpático ( isso diz para você relaxar). Yoga pode reduzir o SNS(sympathetic nervous system) e aumentar o PNS( peripheral nervous system), resultando em uma redução na freqüência cardíaca e pressão arterial, diz Greenberg. Seu cérebro recebe sugestões do seu corpo (e vice-versa, é claro), então quando seu corpo está se acalmando, seu cérebro recebe a mensagem de que tudo está bem.

YOGA REJUVENESCE O CÉREBRO

Além de manter seu corpo jovem, o yoga também volta os anos em seu cérebro. Em um estudo publicado em 2017 na revista International Pschogeriatrics, idosos com mais de 55 anos com comprometimento cognitivo leve passaram 12 semanas praticando Kundalini Yoga ou treinamento de memória. Enquanto a memória de ambos os grupos melhorou, o grupo de yoga viu um aumento no funcionamento executivo e na resiliência emocional, possivelmente devido a prática, relatam os pesquisadores.

Quando você constrói seus músculos através da Yoga, balanceia esse ganho com o aumento de flexibilidade. Se você fizesse isso na academia provavelmente construiria músculos às custas da sua flexibilidade.

Além de tonificar seus músculos e acelerar o metabolismo, os efeitos secundários dessa atividade, como a diminuição da ansiedade, dos níveis de açúcar no sangue e a melhora do seu sono.

Quem pode praticar?

O Yoga é para todos! Incluindo gestantes, idosos e crianças. Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir queda em idosos, uma das grandes causas de morte nessa idade.